Mudança de endereço

Pessoal, informo novo blog:
www.conselheirocriativo.com.br
Nos vemos lá :)

quarta-feira, 7 de abril de 2010

O GEM 2009 - Desenvolvimento pela via do empreendedorismo

Ontem foi lançado em São Paulo a pesquisa GEM 2009 (Global Entrepreneurship Monitor). É a décima vez que o Brasil participa, o que permite a visualização de séries históricas relativas a diversas variáveis, como motivação para empreender, participação dos gêneros, idade dos empreendedores, orientação à inovação, dentre outras.
Nesse ano, o Brasil apresenta uma TEA (Taxa de Empreendedores Iniciais), de 15,35%, o que significa que, de cada cem brasileiros com idade entre 18 e 64 anos, quinze estão a frente de uma atividade empreendedora. São dez milhões de pessoas.
O relatório 2009 apresenta uma novidade na metodologia, que é o agrupamento dos países em três categorias: factor driven - países com baixo nível de desenvolvimento econômico (ex: Argélia Guatemala, Jamaica), efficiency driven - países com setor industrial mais desenvolvido e existência de instituições de apoio à industrialização e produtividade por meio de economias de escala (ex: Brasil, Chile, China) e innovation driven, países com economia amadurecida e baseada na inovação (ex: Dinamarca, Finlândia, Japão, Estados Unidos). Com relação ao Brasil, sem dúvida nenhuma fica demonstrada a importância do investimento em inovação e conhecimento para seu desenvolvimento.
Pesquisadores e interessados no assunto não podem deixar de ler essa nova edição, que está disponível em seu resumo executivo e na íntegra. Aproveite!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Powered By Blogger