Mudança de endereço

Pessoal, informo novo blog:
www.conselheirocriativo.com.br
Nos vemos lá :)

terça-feira, 23 de março de 2010

Capital social e a confiança

Nas conversas sobre redes sociais sempre surge o conceito de capital social. Acho que esse é um ativo importântíssimo nas relações comerciais, até mais que o capital financeiro. É é fácil saber se você possui (o verbo é esse mesmo?) capital social. Basta saber com quais pessoas você poderá contar de verdade caso necessite. Se tiver muita gente nessa categoria, você é um milionário social. Se tiver pouca, um remediado e pode melhorar de condição.
Capital social tem relação com diversidade de conexões em nichos sociais, empatia e geração de confiança e reciprocidade.
E tudo começa numa atitude de doação, de interesse genuíno em contribuir com o próximo. Fazer isso ao longo da vida é ter acesso a uma infinidade de possibilidades, e quem sabe, de amizades.
E você, o que você acha disso?

13 comentários:

tata disse...

Olha Renato, vc tem toda razão, a gente não perde nada em ajudar o proximo, pelo contrario, ganhos e muito. E quanto mais você puder ajudar mais gratificante e com sentido vai ser a nossa vida.

denis henrique cordeiro disse...

Sem duvida nenhuma que capital social é o grande diferencial das pessoas, pois o fato de você ter bons relacionamentos com pessoas de diversas áreas, países, religiões e etc, faz com que você se torne alguém diferenciado, alguém realmente privilegiado, ou seja, sempre tem alguém com quem contar independentemente do problema existente.

Luiz Fernando disse...

Esse assunto é muito interessante, isso me faz lembrar aquele velho ditado sobre o capital financeiro "Na Prosperidade, seu amigos lhe conhecem e na dificuldade você conhece seus amigos!", no capital social é totalmente diferente, os amigos estão sempre ao seu lado, existi uma cooperação mutua sem expectativas e interesses, é um conceito a ser melhor trabalhado por nós, já que cada vez mais estamos nos blindando e nos escondendo dos aproveitadores, porém temos que nos abrir mais aos amigos.

Tiago Soares disse...

Com certeza, o capital social pode contribuir para troca de ideias e experiencias.Concordo plenamente com o trecho onde voce cita que capital social e mais importante nas relacoes comerciais que o capital financeiro, pois capital social esta diretamente ligado a doacao, onde voce oferece um servico sem querer nada em troca, mesmo assim podendo se beneficiar em algumas situacoes.

Blog do Dieguito disse...

Realmente Renato, acredito piamente que o capital social seja uma excelente ferramenta para termos durante a nossa vida, pois é sempre importante para nós nos relacionarmos de forma aberta e honesta com as pessoas, e provavelmente agindo desta forma você terá uma grande legião de admiradores.

André Luiz disse...

Renato com certeza o capital social é muito importante, pois você ajudnado uma pessoa hoje sem pensar em retribuições você pode ser ajudado amanha quando mais precisar, e isso se torna um ciclo, fazendo com que você obtenha mais amigos e cada vez mais fortalecendo a suas conecções com todos os tipos de nichos sociais.

Maxwell Alves disse...

O capital social é a grande oportunidade das pessoas trocarem informações e aumentarem suas redes de contatos. Hoje quanto maior sua rede maior a possibilidade de encontrar oportunidades que o façam crescer.

SIMPLES ASSIM ... disse...

Tem uma frase de Confúcio que gosto muito e que ilustra bem o que está em foco:
“Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade.”
Acho que na vida precisamos sim de laços verdadeiros com as pessoas, imagino que sem estes laços é muito difícil encarar a vida, pois sozinhos não somos ninguém.
Somos ricos se temos um bom capital social, pois é através deles que surgem boas oportunidades. Doar sem esperar nada em troca é sem dúvida a melhor maneira de estabelecer laços de reciprocidade e confiança.

Millor Machado disse...

Concordo plenamente com o pessoal aqui de cima. É tudo uma questão de reciprocidade.

Na medida em que você consegue conectar pessoas e isso faz diferença para elas, você tem acesso a oportunidades que não conseguiria sozinho.

Eu e Luiz usamos o termo "acumular pontos com o universo". É tudo uma questão de fazer o bem sem ficar analisando o retorno direto. Uma hora o retorno virá, mesmo que seja com um "Muito obrigado!".
Acredito que esse sentimento de gratidão que as pessoas tem pode ser muito mais valioso do que dinheiro.

Abração!

João Paulo disse...

Boa tarde...

Renato acredito que hoje quem tem capital social tem um grande diferencial, pois você vai fazer laços com as pessoas além de ter amizade. Você vai obter um grande conhecimento com as trocas de informações entre os seus laços criados.
Essas amizades que você cria vai ser para a vida toda.

Abraço...

Carlos César disse...

Acredito que se utilizarmos do capital social, não só estaremos conseguindo novos contatos e amizades mais também nos trará satisfação por ter feito algo para alguem sem pensar no que ela possa nos retribuir.

Gabi disse...

Na minha opinião é muito gratificante ajudar pessoas sem pensar em retribuição, porém não é o que estamos acostumados a ver, principalmente na área em que eu atuo. O capital social deveria ser mais trabalhado nos dias de hoje. “Praticando” (não sei se é bem esse termo) capital social a rede de amigos irá crescer, porém essa rede também deve ter esse pensamento “ajudar sem pensar em ter algo em troca” ajudar simplesmente pelo fato de estar contribuindo de uma forma positiva para tal pessoa isso criará laços de confiança e conseqüentemente as pessoas vão estar ajudando umas as outras e se beneficiando do próprio auxílio pois haverá troca de informações, oportunidades e amizade.

Harriet John disse...

Acabo de solicitar un préstamo para automóvil del Sr. Pedro y su compañía de financiación de inversiones y un préstamo sin subsidio. Después de investigar un poco sobre diferentes prestamistas, elegí descubrir porque parecen ofrecer algunos de los mejores beneficios del mercado (en este preciso momento) a una tasa de 2. Póngase en contacto con el Sr. Pedro en pedroloanss@gmail.com para solicitar cualquier tipo de préstamo.

Arquivo do blog

Powered By Blogger