Mudança de endereço

Pessoal, informo novo blog:
www.conselheirocriativo.com.br
Nos vemos lá :)

sábado, 20 de março de 2010

Estamos trancafiados nas nossas redes sociais?

A ideias contemporâneas dos mundos pequenos, laços fortes, buracos estruturais e hubs, muito bem caracterizados pela metáfora da teia (web, nets), permitem considerar que tem muita gente preso nas próprias redes sociais. Isso por que a rotina do dia-a-dia proporciona a ambiência ideal para a construção de áreas de conforto, onde ocorrem contatos frequentes com as mesmas pessoas por anos. Como fazer então para libertar-se desses mundos pequenos e construir pontes para outras possibilidades? Estou estudando o assunto e gostaria de conhecer sua opinião. Valeu!

28 comentários:

Eli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eli disse...

Acredito que estamos começando a perceber a importância da ampliação das nossas redes sociais como sobrevivência num futuro próximo.
Precisamos sair de nossa "zona de conforto" e arriscar, conhecer, agregar valor humano.Pra isso é necessário doar-se ao outro , o que indiretamente promove a troca e estreita os laços de nossas redes sociais.(GEPsix - 2010)

Anônimo disse...

sim, pela falta de iniciativa de muitos e pela falta de interesse governamental, acho que deveria haver mais investimentos em projetos educacionais, tecnologicos e sociais, para oferecer maiores opcoes a populacao de um acesso mais facil as informaçoes objetivando construir uma sociedade ativa, alerta e feliz. (simao2012 - GEP SIX 2009-2010).

Unknown disse...

Muitas pessoas não conseguem observar a importância de manter uma rede social e nao se conscientizam que esse é um meio de abrir novos horizontes. É necessário gerar idéias e compartilhar tudo o que temos de melhor, oferecendo a outras pessoas a oportunidade de se sentirem mais realizados ajudando o próximo. Assim, teremos um mundo melhor e com expectativas de algo novo. (MARINA MESSIAS MENARA - GEP SIX)

Anônimo disse...

Derrubando preconceitos e paradigmas. Aprendendo a contruir, fazer a manutenção e registrar as redes. Entendendo que o concreto para estas pontes são as trocas de informações, as fundações a busca pelo conhecimento e a ferragem a visão estabelecida GEPSIX2010

Jucineide Freitas Lima disse...

A falta de comunicação limita o ser humano a um mundo restrito. É preciso buscar novos meios de redes e ampliar os horizontes. Isso só depende das pessoas... basta querer para conseguir. Depois de sexta-feira 19/03/2010 novos horizontes se abriram para a turma GEX SIX-2010.

Simone Manzoli GEP SIX 2010 disse...

Hoje em dia ainda existe a situação de indivíduos que não conseguem romper com seu mundo pequeno, com suas redes sociais próximas.Mas,com a facilidade de desenvolver relações via Web, o ser humano pode se relacionar com qualquer semelhante no mundo.
Portanto ninguém precisa se trancafiar nas suas redes sociais, pode se arriscar,buscar novas possibilidades.
É importante preservar sua rede social,além de não esquecer de almejar novas formas de interação sempre!

Andrea GEP disse...

As redes sociais são ferramentas que substituiram as formas mais antigas de relações entre as pessoas. Porém, ela criou uma "zona de conforto" e às vezes afasta novos relacionamentos devido a falta de uma interação mais pessoal. As pessoas precisam se encontrar, olhar nos olhos e conversarem mais e isso na rede é muito limitado.

Moacir Meuci P. Neto disse...

Hoje em dia as redes sociais vem crescendo muito, não só no Brasil, mas no mundo todo.
São poucas as pessoas que não tem no mínimo um e-mail, a troca de informações entre "pessoas" é muito importante tanto para o desenvolvimento pessoal e principalmente profissional.
Sei que muitas pessoas utilizam-se das redes sociais de uma maneira inadequada e maldosa, mas quem utiliza de uma maneira correta... só tem a ganhar..quando se trata de CONHECIMNETO!!(GEX SIX-2010.)

Anônimo disse...

Bom dia Renato

O tema rede social é muito bacana, me ajudou muito.

Anônimo disse...

Acho que antes de ampliarmos nossas redes sociais devemos arrumar a casa (interior). Assim quando formos para fora, vamos buscar relação e não proteção. Expliquei que por que não nos conhecemos, tomamos decisões auto-protetivas e contrapruducentes, porque servem ao objetivo de deixar tudo como está.
Vamos investir no conheça-te, que sem dúvida, o retorno será através de comunicações mais verdadeiras, relações mais produtivas e um aqui e agora mais bem vivido.
R.B.

Millor Machado disse...

Renato,
Acho que existe uma explicação bem simples para as pessoas se trancafiarem em sua zona de conforto: timidez.

É impressionante como as pessoas acham que as redes sociais na internet vão magicamente trabalhar para criar novos contatos, não funciona assim. Para estabelecer novas relações, é preciso "dar a cara a tapa" e se expor.

Redes representam conexões e conexões de pessoas não se fazem pela tecnologia, se fazem pelo contato, pelo diálogo e mais do que tudo, pela relevância.

Mais do que tudo, as pessoas precisam entender que a tecnologia acelera um processo, mas não faz nada sozinha. É preciso ter algo para acelerar e esse "algo" aparece no momento em que começamos a perder nossa timidez.

Parabéns pelos ótimos pontos levantados aqui!

Abraços

Anônimo disse...

Como podemos entender o complexo pensamento do ser humano se nem ao menos a ciência consegue desvendar muitos segredos da mente?
Uma rede social pode apresentar valores e conceitos diferentes para cada pessoa, sendo que o fator determinante para a maneira como lidamos com isto é o nosso "objetivo" de vida! Podemos ter o foco na plena realização profissional, fechando assim a rede para o mercado de trabalho e para dentro de um determinado nicho de atuação. Se a opção for viver, tendo o trabalho em segundo plano, a rede poderá ter sua abrangência ainda mais restrita quanto ao lado profissional e sendo mais aberta ao lado comunitário. Porém podemos sempre pensar em mesclar as relações profissonais e pessoais, dentro do mundo corporativo e também de nossa comunidade, abrindo assim nosso leque de contatos e principalmente os laços verdadeiros de amizade!
Pergunto: você conhece seu vizinho?

Marcelo A. S. F. Carvalho (GepSix)

Rosangela Rocha disse...

Depende, devido a diversidade de pensamentos do ser humano.
Existe varias redes sócias e podemos estar inseridos em apenas uma ou em todas vai depender da preferência de cada um.
Por conta de nossas rotinas diárias nos mantemos na área de conforto. Para sairmos desta condição devemos observar o nosso redor, buscar as facilidades da web assim poderá aproveitar oportunidade em ampliar as nossas redes sociais.
Importante estarmos felizes com nossos relacionamentos sociais.

Roselaine disse...

As redes sociais são os negócios do futuro, quem saber usa-lás leverá ao sucesso. Outro dia recebi um e-mail dizendo que os brasileiros é o que passa mais tempo online no mundo, com isso, o maior beneficio é o marketing digital é a evolução tecnologica, não podemos esquecer que temos que saber usar, "usabilidade" achei essa palavra viavel para o assunto, ou seja, a facilidade de uso tem que ter um resultado positivo.
Um abraço, adorei a experiência de participar desta rede...Roselaine Cristina do Santos - GEPSIX

Edilaine disse...

Bom dia, Renato
Eu acredito que essa zona de conforto, manter-se fechado na nossa rede social é uma característica do ser humano, porque tudo que é diferente não agrada muito.
Mas hoje percebe-se que o mercado exige essa mudança, então cabe a nós sair dessa zona, caso contrário não será possível sobreviver a esse mercado competitivo.EDILAINE RIBEIRO DE MORAES - GEP SIX)

Anônimo disse...

Sim estamos, pois hoje em dia nossas redes sociais são muito importante em nossas vidas, pois, delas podemos desfrutar de vários aprendizados, seja eles por estudos, pesquisas, diversões, etc.
A praticidade e agilidade de resolver problemas hoje em dia em nossas redes são muitas, mas para isso temos que querer desfrutar de tantos beneficios que essas redes nos oferecem.
Tania Mara F. Palaretti (GEP SIX,2010)

Adriana Léllis disse...

Acredito que só através da percepção da importância das redes sociais o indivíduo poderá se manter vivo em um futuro bem próximo. Precisamos ampliar as nossas conexões para acompanhar a evolução e conseguirmos nos manter ativos na sociedade. (Adriana Léllis - GEPsix - 2010)

Anônimo disse...

Acredito que só através da percepção das redes sociais o indivíduo poderá se manter ativo na sociedade. Precisamos ampliar as nossas conexões para acompanharmos as evoluções diárias.
(GEPsix - Adriana léllis - 2010

Anônimo disse...

Com a GlobalizacÃo e as mudanças muito rapidas na area de informatica ligando pessoas(orkut, facebook,twitter etc) de outros continentes em apenas alguns segundos facilita você ampliar os seus horizontes e suas redes sociais, maos a barreira e a dificuldade de se conhecer outras linguas e mesmo outra culturas acaba sendo um obstaculo a ser superado, para isso a necessidade de sairmos das nossas zonas de conforto e correr atras das nossas qualificacoes.( Odair GEPsix2010)

Anônimo disse...

Acredito que, para falarmos de relacionamneto e comunicação precisamos falar do mundo virtual. A internet não é somente um veículo de comunicação, mas ela oferece recursos para a formatação de diferentes relacionamentos. No entanto as novas tecnologias não eliminaram as formas mais "antigas" de se relacionar, mas favorecem um grande aumento nas possibilidades de relacionamento interpessoal ( com ampla diversidade cultural e social, o que é no mínimo muito atrativo) e também um grande acréscimo no número de pessoas envolvidas nessas possíveis relações. (Cristiane - GEP SIX)

Tiago disse...

De alguma forma estamos sempre conectados a redes. O mundo a cada dia mais nos propulsiona a estreitarmos ainda mais nossas redes sociais, de certo modo, estamos mais dependentes dessas redes e na medida em que o tempo passa e a tecnologia avança ficaremos ainda mais dependentes.

Cel disse...

Penso que tudo gira em torno da economia, no entanto, nos percebemos por vezes consumidos e até trancafiados em nossas redes sociais.
Por outro lado, os meios de comunicação facilitam e favorecem que permitamos nos conectar e interconectar com as redes sociais para aprimorarmos-nos enquanto seres humanos. Celimar GEPsix-2010

Sandra Baldo disse...

Não podemos ficar acomodados, temos que ter uma visão do futuro ter direção, primeiro passo fazendo uma auto analise...O mundo e´uma constante troca de informações e cada pessoa pode contribuir de alguma maneira, vamos estreitar os laços de nossas redes sociais.(GEPsix-2010)

Anônimo disse...

As redes sociais representam um espaço onde as pessoas podem compartilhar idéias, interesses diversos, objetivos comuns etc. É um ponto de contato virtual que estreita relacionamentos e que pode abrir portas. Dar-nos a possibilidade de sair do “mundinho” o qual estamos “presos” e avançar para novos horizontes.
ROBERTO NASCIMENTO - GEP SIX

Anônimo disse...

Sim, Estamos trancafiados pelo medo de mudança, as pessoas querem viver naquele mundinho onde sentem -se protegidas e que lá nada, nem ninguém pode atrapalhar o que elas construíram, a idéia de algo novo, para muitos não é benéfico, pois deveria ser, conhecer pessoas diferentes é interessante, pois além de mudar nossa maneira de pensar, é um aprendizado como se estivéssemos sentado em sua sala de aula, mas de uma forma diferente de aprender e criar novos horizontes, devemos estar abertos a novos conhecimentos, assim surgiram novas oportunidades também.
( Adriana Bengoza GEP SIX- 2010 - LACERDA)

Anônimo disse...

Acredito que somos privilegiados a "pensar além " sobre as redes sociais,ou seja, estamos vendo a importância de fazer novas conecções, de arriscar mais e conhecer sem medo o novo. E penso sim que estamos trancafiados nas nossas redes sociais, porém conselheiro, agora nos encorajou a ver outros horizontes.
JULIANA AP. ALMEIDA BRANQUINHO - GEP-SIX/2010.

Pita Siqueira disse...

Caro amigo, o que diria se todas as escolas do estado de são paulo, aderisse a tecnologia da informação, apresentado suas aulas através das mídias eletrônicas, usando as conecções do acessa São paulo, se considerarmos que cada escola recebe 200 kbps de conectividade. olhando para essa possibilidade através dos polos hubs. o que diaria

Arquivo do blog

Powered By Blogger