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quarta-feira, 3 de junho de 2009

O negócio de bairro


Um novo negócio deve partir da constatação de uma oportunidade, ou seja, da necessidade de alguém pelo produto ou serviço que será oferecido. Esse aproveitamento de oportunidades deve-se mostrar também viável, principalmente considerando o retorno proporcionado em relação ao investimento feito, a quantidade de recursos que deve ser investida e a existência de um volume de vendas.

Dessa forma, os estudos para entendimento das oportunidades existentes e da viabilidade de explorá-las são um intenso exercício de aprendizado, no qual a informação é o insumo principal.

Entretanto, a prática do estudo de oportunidades e viabilidade muitas vezes é interpretada como difícil e não é realizada. A conseqüência é a falta de planejamento antes da abertura de um negócio, que é apontada como uma das principais causas da mortalidade empresarial no Estado de São Paulo.

Esse texto tem a intenção de apresentar ao elementos que facilitem a busca de informações para o chamado “negócio de bairro”. Vamos lá...

O negócio de bairro:

Muitas pequenas empresas são instaladas em bairros e têm a finalidade de atender a vizinhança. Estamos falando de padarias, farmácias, sorveterias, lojas variadas, restaurantes, buffets, lavanderias e muitas empresas de prestação de serviços. Nesse caso, o levantamento de informações deve ser concentrado nas características do bairro ou da região. A melhor forma de fazer esse levantamento é através da observação pessoal e até de pesquisas. As principais questões que devem ser respondidas são:

a) No bairro existem pessoas que são potenciais clientes? Ou seja, existem pessoas que se encaixam no perfil de cliente do seu negócio?

b) Essas pessoas existem em quantidade?

c) Quais os produtos e serviços que devem ser oferecidos?

d) Qual o preço considerado bom pelos clientes?

e) Existem concorrentes próximos? Por que as pessoas compram deles? (Observação)

f) Qual o melhor local para a instalação do negócio?

Assim, não economize tempo para conversar com as pessoas e empresários locais, para observar o fluxo do trânsito, as ruas mais movimentadas, os locais de estacionamento e as principais vias de acesso. E lembre-se: o sucesso do negócio está escrito nas linhas do mercado.

7 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Acredito que todo "negócio de bairro" precisa surgir com uma mentalidade no futuro, como qualquer outro "negócio". Deve buscar uma fidelização entre esse nicho de mercado, visando consolidar-se como um referencial neste "pequeno mundo", e após isso acontecer buscar novos desafios, porém baseados no objetivo já pré-determinado no seu nascimento. Um exemplo bem básico nos dias de hoje são as intermináveis pizzarias, que começam de forma bem simples e aos poucos vão expandindo seus serviços para outros bairros ou no próprio local de sua instalação inicial.

Abraços.

Paulo Ravaneli

Anônimo disse...

gostei muito desta colocação:
O que é empreendedorismo?
Empreendedorismo é o ato de criar e gerenciar um negócio, assumindo riscos em busca de lucro.

O empreendedor deve reunir algumas das seguintes características:

. Estar sempre à busca de oportunidades;
. Iniciativa
. Persistência
. Comprometimento
. Exigência de qualidade e eficiência
. Correr riscos calculados
. Saber estabelecer metas
. Buscar informações
. Planejar e monitorar sistematicamente
. Capacidade de persuasão e de formar rede contatos
. Independência e autoconfiança

Dificilmente uma pessoa reunirá todas estas características em perfeito equilíbrio, mas é importante estar consciente de quais são suas qualidades e deficiências.

Luciano Ribeiro

Anônimo disse...

Tenho uma colega de trabalho que resolveu montar uma quitanda para classe média/alta em uma cidade do interior. A ideia surgiu por necessidade, pelo o que conversei com a mesma. Ela me disse que, em consulta no Sebrae da cidade, a 1a. coisa que perguntaram foi: Você fez pesquisa de mercado? E ela não havia feito, estava tão empolgada em tentar fugir da cadeia de processos de empresas de grande porte que assustou-se com tantas pecularidades para a abertura de uma "simples" quitanda. Enfim. Por menor que seja o negócio, você tem que pensar bastante, em tudo. Abraços! PS: Obrigada pelo vídeo do Little Angel. Isso aí me ajudou muito, profundamente.

Unknown disse...

ola, estou estudando a viabilidade de abrir um pequeno restaurante e lanchonete em meu bairro que é bem movimentado, mas já existe um pequeno restaurante onde as pessoasa "comem por obrigação" pois é o unico mas a comida é ruim.
a idéia surgiu, e estou a procura de um ponto para alugar, ou se acabo montando na minha própria casa que é na rua principal.
gostaria de uma dica, do que seria mais viavel, pois teria que fazer algumas mudanças para fazer em casa.

obrigaga

Janaina

The Creative Adviser disse...

Janaina, obrigado pelo seu email.
Pelo que relata, você detectou uma oportunidade. Agora é importante verificar a viabilidade. Para isso sugiro que elabore uma planilha com os gastos e possibilidades de faturamento (otimista e pessimista). Verifique também os procedimentos para fazer a gestão do restaurante. Ou seja, antes de iniciar é recomendável aprender muito sobre o negócio. A pergunta não é "como eu abro a empresa", e sim "como eu ganho dinheiro com a empresa". No “Conexões Empreendedoras” você encontrará informações que ajudarão você nesse sentido. Quanto à localização, trata-se de uma decisão estratégica de acordo com as necessidades do seu cliente. Lembre-se, as empresas devem ser construídas de fora para dentro, isso é, a partir do mercado. Esse é o rei.
Me avise sobre o andamento do projeto.
Abs e boa sorte!
Obs.: o blog mudou para www.conselheirocriativo.com.br, aguardo sua visita.

Francisco Bernardo disse...

Olá, pessoal! Todas as dicas que vi são muito valiosas, gostaria de acrescentar minha experiência como empreendedor. Sempre gostei de andar bem vestido, e percebi que meus amigos também gostavam, mas não compravam roupa com frequência, devido à correria do dia-a-dia. Então, em 2011, num período que estava desempregado, decidi comprar algumas camisas masculinas e vender para meus amigos, e vendi muito rápido. Percebi ali uma oportunidade de iniciar um negócio, e assim fiz, comprei camisas em uma quantidade maior e comecei a atender em domicilio, à noite, domingos, feriados. Dois anos depois, com o próprio dinheiro do negócio, consegui montar uma pequena loja no bairro, inicialmente, comercializando apenas camisas. Hoje, com quase dois anos de loja, vendemos também bermudas, calças, perfumes, roupas e acessórios femininos. O horário é bem diferenciado, pois atendemos até as 22h (e aos domingos), o negócio está andando bem e temos expectativa de crescimento. Algumas dicas: Inicie seu negócio com cuidado, conheça primeiro, atreva-se depois; Faça o possível para que seu negócio seja autosustentável; Fidelize seu cliente; Se você tem comércio, acrescente produtos de acordo com a necessidade de seus clientes; Todo negócio passa por períodos de baixa, faça balanços trimestrais, assim você saberá seu negócio está dando certo.

Nós podemos!

Abraços, Francisco Bernardo.

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