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sexta-feira, 29 de maio de 2009

A importância estratégica do gestor de ambientes corporativos


A compreensão dos ambientes organizacionais, seus propósitos e culturas; é insumo para a concepção e implementação de estratégias voltadas ao atingimento de resultados. E o profissional com essa capacidade é fundamental para empresas contemporâneas, porém nem sempre a própria cultura organizacional favorece essa atuação.
O que fazer então?

21 comentários:

Anônimo disse...

andou sumido, heim, renato?

good to have ya back!

abraços

Camila disse...

Muitas vezes essas barreiras organizacionais dependem muito da visão de quem as têm e conserva o status de proprietário do negócio. Em empresa grande, vá lá: tenta-se contornar porque o processo é tão grande que se uma ou duas peças neste jogo são as barreiras (leia-se um gerente ou diretor com uma visão lunática, por exemplo) ambos podem ser eliminados nas primeiras quedas de resultado, afinal eles ocupam um cargo apenas. Mas quando o proprietário está tão perto do próprio negócio, misturando estações entre trabalho e família (que alí trabalham também), somando à isso um quê de médio ou pequeno porte... navegar é mais do que preciso. Não dá para bater em ponta de faca se seu potencial pode ser explorado em outras organizações. Como disse Confúcio, "exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos". Abraços!

Camila disse...

Mas detalhe: Se é o caso da empresa de grande porte, que citei na minha mensagem anterior é prudente reverter a mudança de objetivos em números que representem aumento de produção/faturamento. Não condeno que seja feito esse tipo de análise primeiramente pois a empresa vive de lucro e só é possível implantar algo SE esse algo realmente retornar aumento financeiro. As empresas estão se familiarizando com o conceito de learning organization pelo lucro que isso representará. Logo, um bom estrategista saberá focar nesse aspecto.

Cássio disse...

O gestor corporativo de ambientes é hoje responsável pelo maior patrimônio das organizações, as pessoas (colaboradores). Acredito firmemente que uma liderança aberta/ participativa, produz nas pessoas a capacidade de desenvolvimento/crescimento profissional.
Você pode provocar em seus colaboradores a oportunidade de vislumbrar o crescimento e valorização profissional, fazendo com que o mesmo desenvolva o conceito de empreendedorismo de carreira, isso traz resultados à organização.
Isso está ao alcance do gestor de um ambiente corporativo independente da quantidade de pessoas que ele lidera.

Amanda disse...

Num mundo em que mudanças ocorrem de forma turbulenta é preciso estar sempre atualizado; promover uma gestão participativa, pois a comunicação difunde comportamentos e conhecimentos, permitindo identificar oportunidades para atingir resultados dentro da organização. Se você tem dificuldades em se adaptar procure trabalhar em empresas que contratem pessoas parecidas com seu estilo. Muitas empresas prezam mais as relações de longo prazo e o formalismo no trato com superiores do que profissionais agressivamente competitivos e ambiciosos.

Unknown disse...

Cada empresa tem sua cultura e clima organizacional, os colaboradores quando são admitidos partem para o processo de adaptação, visando agregar valores profissionais e organizacionais, por isso o papel do gestor de ambientes corporativos é desenvolver com sensibilidade os colaboradores para o atingimento de resultados, pois estão envolvidos interesses pessoais (conforme a Teoria da Hierarquia das necessidades de Maslow) e os interesses organizacionais (lucratividade). Portanto o que determina o verdadeiro valor em uma organização é a soma dos talentos em busca de resultados e o que determina o valor desses colaboradores são os seus conhecimentos, habilidades, competências, atitudes e valores.
Assim, como um cristal pode se transformar numa pedra preciosa, o desenvolvimento de pessoas exige tempo, estruturação e liderança favorável para manter os colaboradores na empresa motivados.

“Podem tirar de mim todas as minhas fábricas, meus prédios e meus carros, mas se deixarem meu PESSOAL, construo tudo de novo”. (Henry Ford)

Renato disse...

Temos dois tipos de ambiente para a criatividade, tanto as
características do ambiente físico quanto do ambiente psicológico exercem influência
sobre o comportamento humano em termos de satisfação pessoal e na promoção de
condições que permitem ao indivíduo desenvolver sua capacidade criativa. De nada adianta montar um espaço agradavel que as pessoas podem colocar o que quiser nas paredes, se a cada idéia colocada por elas o gestor não aceitar, ou ainda fazer criticas negativas sobre a idéia, até mesmo os colegas a sua volta, é muito comum ver as pessoas rindo uma das outras, parece ser uma cultura ja vinda desde quando somos pequenos, eu ja observei muito que os próprios pais ja fazem esse tipo de "coisa". As empresas devem mudar essa cultura como um todo, muitas vezes não é preciso um ambiente físico colorido mais sim um ambiente psicossocial "aberto".

susana disse...

Cabe ao gestor conhecer bem sua equipe, afinal, é ele quem monta as "peças" para a instituição.
É de extrema importância que sua função seja bem executada, pois é da atitude do gestor que vem a motivação e o espírito de equipe dos colaboradores. Sem motivação como reter grandes talentos?

Unknown disse...

Quando a empresa tem visão e acredita que a área de Recursos Humanos é de fundamental importancia para o desenvolvimento de sua empresa, com certeza essa empresa retem seus talentos proporcionando crescimento profissional. Porém se a empresa e o colaborador não mantem uma relação saudável de profissionalismos, retorno, tanto para a empresa (lucros ) quanto para o colaborador (crescimento) e mesmo que os gestores faça realmente seu papel de lider, promovendo oportunidades e desenvolvimento e se mesmo assim o colaborador não conseguir se enquandrar na empresa com base nos seus valores e cultura, o melhor a fazer é procurar um ambiente que melhor lhe proporcione prazer e crescimento profissional. Quando há crescimento, desenvolvimento, liderança assertiva, com certeza a empresa colherá seus louros.

Unknown disse...

O período relacionado com gradativas mudanças na economia mundial
representa um periodo de transição de uma sociedade Industrial para uma
Sociedade do Conhecimento , o surgimento desse novo conceito direciona as
empresas á necessidade de criar e adequar se a novas estrategias que o
mercado esta utilizando, que é a filosofia na gestão estrategica de pessoas
vinculada a resultados . Assim cabe ao gestor de ambientes corportativos
promover a mudança de pensamento e atitude a começar pelos próprios
proprietários , que muitas vezes vem com idéias pre concebidas e
desatualizadas que impede a empresa de alcançar um resultado mais
expressivo .
Cabe ao gestor também inserir esse novo conceito e motivar toda a sua
equipe.


Walkyria Albuquerque W Cabral

Sueli disse...

Com tantas mudanças na economia, as empresas estão passando por gdes desafios, e mais do que nunca é necessario ter colaboradoes atuando para o atingimento dos objetivos da empresa. Para isso a empresa deverá fazer sua parte para a geração de novos talentos e consequentemente geração de novos negocios. O mercado cada vez mais necessita de gestores preparados para identificar as potencialidades das empresas em todos os ambientes. Mesmo que tenham que adotar tecnicas inovadoras e projetos para mante-las atuante no mercado levando ao crescimento da organização como um todo.

Unknown disse...

Compreender o ambiente e cultura que o permeia é suficiente para que se perceba as limitações que são impostas em cada ambiente organizacional, no entanto, a capacidade do gestor de ambientes corporativos não deve se restringir a compreensão apenas, mas sobretudo ao condicionamento de situações que propiciem a real relação entre as informações obtidas de tal análise e o desenvolvimento de estratégias voltadas ao atingimento de resultados.

Eliana disse...

Dada a coplexidade que envolve os processos organizacionais, o gestor busca estratégias organizacionais e tem um papel muito importante hoje dentro das organizações, a tomada de decisão é, sem dúvida o aspecto mais típico do trabalho de gestão.As decisões visam assegurar o desempenho da organização, a clareza dos objetivos e a identificação das prioridades e dos valores que são essenciais para a resolução de problemas.
A estratégica dos gestores é particularmente delicada,poie consiste em assegurar um bom desempenho e os diferentes critérios utilizados pelas pessoas, visando o que pensa o indivíduo.
O gestor dentro de um ambiente corporativo deve possuir uma multiplicidade de funções, que evidenciem a sua capacidade de inovação, suas formas alternativas de buscar soluçoes para diversos tipos de problemas, tendo ousadia, correndo riscos e estar sempre pronto para novos desafios.
" Não exijas realizações dos que não tem talento".
Sun Tzu

Vera Barboza disse...

Muitas empresas tem uma cultura organizacional marcante, contratam profissionais com o intuito de grandes mudanças, pois precisam de novas estratégias para sobreviverem no mercado. As mudanças se iniciam, porém seus diretores querem a mudança porém não estão preparados para tal coisa e acabam frustando o profissional que começou a implantar as mudanças, estes acabam desmotivados.
Estes diretores não pensam no principal ativo da empresa que são as pessoas, sem elas o negócio não anda, e mesmo assim eles acham que estes são maquinas.

Aline disse...

A sociedade contemporânea é globalizada, competitiva, com acesso veloz a informação, em constantes processo de mudança de cenários cada dia mais rapidamente e não pode ser dominada, isso significa que as empresas para sobreviverem e prosperarem devem buscar uma estruturação sólida, baseada em equipes consolidadas, conscientes de suas atitudes, comportamentos e posturas, alinhados aos valores da organização e orientados ao resultado final almejado. É nesse ponto que vemos a importância do gestor de pessoas dentro das organizações, atuando em toda estrutura hierárquica da empresa, desde o nível produtivo até a liderança, gerenciando talento, conhecimento e capital humano disponíveis. O gestor de pessoas deve formar e consolidar equipes internas produtivas e comprometidas com a estratégia e as metas da empresa, utilizando adequadamente processos seletivos, atividades de treinamento, aperfeiçoamento e desenvolvimento de habilidades individuais, otimizando recursos e investimentos, com o objetivo de aumentar os lucros.

ALEXANDRE DEGANI disse...

Acredito que o profissional gestor de ambientes corporativos, independente se a cultura organizacional favorece ou não sua atuação, deva pautar-se nos conceitos da liderança servidora. É certo que a mesma já está amplamente divulgada. Contudo, a sua aplicabilidade muitas vezes se esbarra na interpretação errônea do seu verdadeiro conceito. Ainda existem muitos líderes que , por se apegarem demasiadamente aos seus "cargos", sentem até um tom prejorativo na característica "servidora". Estou muito convencido de que a liderança que esta focada no servir é a mais adequada para o gestor estratégico de ambientes corporativos, no sentido que ela traz o caminho mais rápido para conquista da confiança dos liderados. Este tipo de profissional exerce sua autoridade pelo respeito aos seus conhecimentos e por tudo que ele pode contribuir para Empresa. Jamais exerce sua autoridade pelo "medo" que seu cargo pode imprimir nos subordinados. O profissional que pretende seguir o caminho da liderança estratégica de pessoas para busca de resultados deve estar ciente que, a partir do momento que estiver a frente de um time, seu espírito de doação tem que ser latente. Caso contrário, ao invés de formar uma equipe coesa em um ambiente corporativo sadio, ele terá no máximo um grupo de pessoas buscando sim o resultado, mas na linha do cada um por si e DEUS por todos.
Abraços a todos e parabéns pelos excelentes comentários. Lendo os mesmos confirmo que exploramos muito pouco o potencial desta sala neste um ano e meio de convivência.

Michele disse...

A julgar-se por uma visão micro do ambiente bancário repleto de metas, além de uma visão mais macro dos diversos ambientes corporativos das mais diferentes organizações focadas na conquista de resultados crescentes, poderia dizer que o profissional voltado a a gestão de ambientes corporativos deve ser aquele que aplica o fator motivacional em todo momento e em todas suas açoes. Este tipo de profissional deve ter a habilidade de identificar o que realmente motiva cada integrante da equipe de colaboradores e partir dai aplicar fatores motivacionais voltados a cada necessidade diferente. Caso não seja a cultura da empresa, o profissional deve ter a habilidade de persuasão para convencimento dos superiores sobre a importância do clima motivacional como mola propulsora no atingimento das metas e superação de resultados.

Luciano disse...

Luciano Chapina

Conhecer a cultura da empresa, buscando meios para assegurar o desenvolvimento sustentável e competitivo, as inovações tecnológicas, mercadológicas e organizacionais são ferramentas que fazem parte da nossa rotina de trabalho.
O Profissional sem criatividade não conquista cliente, esse então não terá espaço nas empresas contemporâneas.

Alexanre para Prof. Renato disse...

Professor Renato, entregamos a pergunta sobre como se ganha dinheiro com determinado negócio... para Adriana da pós graduação para que ela entregasse ao senhor, tendo em vista que não poderemos estar presentes nesta noite. Contamos com vossa compreensão. Alexandre e Michele - 5. turma gestão de pessoas C. UNIV. Moura Lacerda

Luciana Heredia disse...

A cultura, missão e visão nem sempre estão claras e divulgadas à todos os integrantes de uma organização. Cabe sim ao profissional de recursos humanos a priorizar com estes pontos sejam divulgados e implentados. Este conhecimento também é muito importante nos recrutamentos. O candidato disposto a fazer parte de uma organização tem no momento da entrevista que ter o conhecimento da cultura, visão e missão, para que possa evitar no futuro bem próximo que este candidato venha a ter atitudes contrárias a cultura da empresaorganização por não ter tido o conhecimento destes. Muitos funcionários acabam conhecendo a cultura depois de ter sido contratado, aí a organização corre um sério risco.

Anônimo disse...

A compreensão dos ambientes organizacionais, seus propósitos e culturas, é insumo para a concepção e implementação de estratégicas voltadas ao atingimento de resultados. E o profissional com essa capacidade é fundamental para empresas contemporâneas, porém nem sempre a própria cultura organizacional favorece essa atuação. O que fazer então?

Comentário:
Muitas empresas enfrentam dificuldades na velocidade de sua adaptação no que diz respeito a quebras de paradigmas ao adotar modelos inovadores de gestão; modelos estes que privilegiam ações em grupo adotando práticas de mais níveis de responsabilidades e auto desenvolvimento.

A preocupação da empresa em influenciar as pessoas facilita maior proximidade do seu pessoal a aprimorar seus talentos, a ampliar a percepção dos profissionais sobre a importância da contribuição de cada um, a necessidade de um compromisso pessoal e de coragem, a disposição em aceitar mudanças, a flexibilidade cultural e o desenvolvimento de redes de relacionamento.

Atualmente observa-se a grande necessidade de se desenvolver pessoas capazes de conduzir suas equipes para garantir uma melhoria contínua nos resultados da empresa, a estratégia é praticar uma liderança voltada não somente para resultados mas na obtenção deles através da valorização das pessoas.

Grata e até mais!

Luciana Fusco

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