Mudança de endereço

Pessoal, informo novo blog:
www.conselheirocriativo.com.br
Nos vemos lá :)

sábado, 15 de maio de 2010

Conhecimento?

O debate hoje foi sobre conceito e prática de Gestão do Conhecimento Organizacional e Profissional. Um conceito que embasou os argumentos foi o que define conhecimento como "aquilo que torna alguém apto a agir em circunstâncias específicas. Assim, habilitar a ação e o fazer é o que torna o conhecimento tão admirado e valioso não só para as empresas, como também, para todas as pessoas". Essa é a proposta do Prof Saulo Figueiredo registrada em sua obra "Gestão do Conhecimento", publicado pela Qualitymark.
Entretanto, existem outras compreensões sobre o significado do termo e gostaria de ampliar esse leque conhecendo a sua. Afinal o que é conhecimento para você?

11 comentários:

Fernanda Nudelman Trugilho disse...

Para mim, conhecimento é o resultado de toda bagagem adquirida ao longo da vida. Quanto mais vivência, mais experiência, mais repertório e conhecimento mais rico. Porém, o conhecimento ganha valor quando ele é compartilhado. Uma pessoa com grande conhecimento, sozinha, não agrega. Conhecimento bom é conhecimento replicado. Porque, quanto mais dividimos conhecimento, mais multiplicamos. :)

Jucineide Lima GEP 6 disse...

Conhecimento para mim, é tudo aquilo que buscamos sempre estar aprendendo e melhorando constantemente. Mas é preciso dividi-lo com outras pessoas para ser válido, pois tudo que é repassado, torna se produtivo. Os Mestres são exemplos disso...

Ado Santiago / Gep 6 disse...

Se buscarmos a definição clássica de conhecimento, a encontraremos no núcleo central da simbiose entre CRENÇAS e VERDADE.
Mas, quero aqui dizer também que conhecimento, é toda interpretação de informações de experiências anteriores, ou seja, o que cada informação significa e que impactos elas causam ao meio.

Gep VII Sucesso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luciana c mingotti simoes GEP VII disse...

Conhecimento pra mim é tudo que vamos adquirindo formalmente ou empiricamente ao longo da vida...
e fazemos gestao de conhecimento qdo compartilhamos todo esse aprendizado....pois qdo trocamos esses conhecimentos sempre trazemos algum conhecimento novo conosco e deixamos algo de nós pro outro...;)

Ana Maria Coelho disse...

Conhecimento é o resultado de um processo obtido da associação de informação e contexto, envolvendo a percepção do ambiente, do sistema em que foram compostos e coletados e de como este sistema atua. É a informação com valor agregado ao saber anterior que pode ser assimilado pelo indivíduo ou pelas organizações.
Os processos de GC devem apresentar relações lógicas entre pessoas e processos, incluindo análises de motivação e obstáculos para que as pessoas visualizem meios em que possam aplicar seu conhecimento, compartilhar o que sabem e fazer bom uso das tecnologias que muitas vezes as empresas colocam à disposição dos colaboradores.

Ana Maria Coelho disse...

E usando uma citação que gosto muito: "Conhecimento real é saber a extensão da própria ignorância". (Confúcio)

Giovanna Barros GEP 7 disse...

Penso que conhecimento é tudo que adquirimos de novo, novas informações, que podem ou não ser passada para outras pessoas, mas no meu ponto de vista o melhor é quando transmitimos o nosso conhecimentos, pois, dessa forma podemos aperfeiçoar o que temos em"mente"

Anônimo disse...

Conhecimento pra mim, é tudo aquilo que adquiri através de muito estudo e força de vontade e que faço questão de repasar aos outros, porque acredito que não tem nada mais gratificando que ouvir de alguém que aprendeu algo conosco.
Estou sempre buscando coisas novas e "sugando" pessoas com vasto conhecimento, como você Renato.
Parabéns pelo blog, sou sua fã.

Edilaine - Ribeirão Preto.

marco disse...

Como diz a Fernanda aqui ao lado (abaixo depois de publicada esta nota)conhecimento é experiência acumulada. Que serve para nos ajudar a fazer escolhas.
Seu valor, como já destacado, se reflete na efetividade das estratégias (o que) e táticas (como) que são concebidas com na sua aplicação. Uma das sistematizações possíveis é a divisão em conhecimento explicito (que se aprende em livros) e tácito (da experiência). Outra é a formulada pelo Nilton Bonder como certezas, dúvidas s/ certezas, certezas s/ dúvidas e dúvidas s/ dúvidas. Vai la ver: www.amanakey.com.br (show de bola).

Harriet John disse...

Acabo de solicitar un préstamo para automóvil del Sr. Pedro y su compañía de financiación de inversiones y un préstamo sin subsidio. Después de investigar un poco sobre diferentes prestamistas, elegí descubrir porque parecen ofrecer algunos de los mejores beneficios del mercado (en este preciso momento) a una tasa de 2. Póngase en contacto con el Sr. Pedro en pedroloanss@gmail.com para solicitar cualquier tipo de préstamo.

Arquivo do blog

Powered By Blogger