![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi1jT5p6TgZYT7fY48WUkEN8lrs9FTE6hqQK5-8AGzb4IqlhQABo4nmzXwZ0xWeHguPOSyEPAvu08WoJ6Kg-3cApdTTFD2YwtIOz-KcTeRHkvawir79tYJXdp3a6bcGu7RqwR4IhYZc3asb/s200/openi.jpg)
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Open Innovation e as pequenas empresas
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi1jT5p6TgZYT7fY48WUkEN8lrs9FTE6hqQK5-8AGzb4IqlhQABo4nmzXwZ0xWeHguPOSyEPAvu08WoJ6Kg-3cApdTTFD2YwtIOz-KcTeRHkvawir79tYJXdp3a6bcGu7RqwR4IhYZc3asb/s200/openi.jpg)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Simples. Ajudar você a encontrar soluções para dilemas organizacionais. Afinal quem não vive um? É só enviar sua questão num comentário aqui no blog ou email para conselheirocriativo@gmail.com
Ferramenta para construir mapas conceituais
Muitas pessoas estão me perguntando sobre a ferramenta que uso no desenho dos mapas conceituais (ou mentais) disponibilizados aqui no blog. Muito legal para desdobramento de idéias e trabalhos colaborativos.
É o software CMap, do Institute for Human and Machine Cognition, disponível clicando aqui.
Boas descobertas!
Textos Científicos sobre Empresas de Base Tecnológica
Se você está interessado em saber mais sobre EBTs, visite a Revista Ciências Administrativas, que publicou vários artigos sobre o tema em sua última edição. Para entrar neste mundo é só clicar aqui.
Boa leitura !
Inovatec
O Software INOVA-tec System v.1.0 tem por finalidade auxiliar a metodologia de "Avaliação de Impacto de Inovações Tecnológicas". Esse programa apresenta um sistema que permite a análise: i) da abrangência da inovação a partir da geração do índice de significância, e ii) da avaliação do desempenho da inovação, pela análise dos indicadores de desempenho que irão compor o índice de magnitude. O software funciona como um norteador para permitir uma avaliação instruída e embasada.
Disponível free em:
http://www.cnpma.embrapa.br/forms/inova_tec.php3
Super legal!
Os editores da Revista Super interessante, em um gesto
incomum, liberaram para leitura e consulta, todo o conteúdo das edições antigas da revista, no período de
Se você tem filhos, netos, sobrinhos, etc. não deixe de indicar a
eles a leitura deste post! Com certeza uma rica fonte de material de pesquisa para trabalhos escolares e conhecimento geral. É só clicar no Ano, escolher a Capa da Revista, e acessar todo o seu conteúdo.
Conexão:
http://super.abril.com.br/
(colaboração de Alexandre G.)
Um comentário:
Olá Renato,
Não estive na palestra do professor de Berkeley, mas um ótimo livro que aborda um pouco sobre o assunto é o Wikinomikis. Nele, há o exemplo de uma mina canadense de ouro que precisava de ajuda para explorar suas jazidas. Recorreu a diversos profissionais do mundo através de um concurso. No site, eles davam informações técnicas, que em outra época seriam consideradas sigilosas, para os interessados. O resultado da ação tirou a mina da beira da falência.
Detalhe, o presidente da empresa havia se inspirado num curso que havia feito onde a iniciativa do Linux (open sourse) estava sendo discutida.
Acredito que não só as universidades, como também as empresas devem estar preparadas. Para muitos, isto são conceitos muito novos e temem por perder informações estratégicas.
Postar um comentário