Mudança de endereço

Pessoal, informo novo blog:
www.conselheirocriativo.com.br
Nos vemos lá :)

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Open Innovation e as pequenas empresas

A idéia de Open Innovation é até simples. Colaborações externas à empresa influenciam a criação de novos produtos e serviços, muito mais adequados à realidade dos mercados atuais e novos e provocam também o inusitado, que é o aparecimento de soluções que transformam-se em negócios anteriormente não pensados (spins). A figura o lado, concebida pelo Prof Chesbrough, de Berkeley ilustra o fluxo de conexões e recursos necessários. Pensando pelo lado da pequena empresa, as redes existentes de fornecedores, parceiros, incentivadores, clientes e até concorrentes poderiam ser mobilizadas com o mesmo propósito. Já pensou, um restaurante construir o cardápio da semana que vem a partir das experiências de seus clientes que gostam de cozinhar? Para pensar, certo? Ah, e por falar em restaurante e open innovation, o espanhol El Bulli é um excelente exemplo. Bom passeio!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Renato,
Não estive na palestra do professor de Berkeley, mas um ótimo livro que aborda um pouco sobre o assunto é o Wikinomikis. Nele, há o exemplo de uma mina canadense de ouro que precisava de ajuda para explorar suas jazidas. Recorreu a diversos profissionais do mundo através de um concurso. No site, eles davam informações técnicas, que em outra época seriam consideradas sigilosas, para os interessados. O resultado da ação tirou a mina da beira da falência.
Detalhe, o presidente da empresa havia se inspirado num curso que havia feito onde a iniciativa do Linux (open sourse) estava sendo discutida.
Acredito que não só as universidades, como também as empresas devem estar preparadas. Para muitos, isto são conceitos muito novos e temem por perder informações estratégicas.

Arquivo do blog

Powered By Blogger