Mudança de endereço

Pessoal, informo novo blog:
www.conselheirocriativo.com.br
Nos vemos lá :)

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Gestão por Processos e a Criatividade

Recebemos na terça relevantes ensinamentos sobre Gestão por Processos, o moderno e desafiador método sitêmico de organização de uma empresa. Nosso mestre, Péricles, apresentou no pós-classe uma argumentação muito legal sobre processos e criatividade. Segundo o experiente consultor, "certamente processos não repetitivos e de criação, desenvolvimento, produção e consumo com ciclo de vida muito rápidos, não se prestam a padronização como discutimos, mas este não é o caso de nenhuma de nossas empresas. Por outro lado a padronização não embute a criatividade, pelo contrário, a arte do kaizen exige criatividade o tempo todo, pois se ela é incremental e a sua curva de agregação de valor é logaritmica, para obter-se resultados continuamente temos que ser criativos o tempo todo".
Concordo com o professor, inclusive no que se refere à inovação plena, ou kaikaku, resultante de processos bem definidos, e não somente de insights esporádicos.
Vamos aprender com a experiência de todos? O que acham?

5 comentários:

Cassia Cris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cassia Cris disse...

Muito interessante o contexto de criatividade criado em cima do tema gestão por processo. Acho que neste ponto vale lembrar das palavras sábias do Professor Pericles citadas no artigo por ele escrito em 1988: "fomos educados e treinados...as nossas "caixinhas" os nossos "quadradinhos"" o que de certa forma - creio eu - impede que a criatividade apareça. Acredito que bem certo esta o também citado ponto básico a ser equacionado: precisamos de mudança de comportamento e de atitudes para que estas privilegiem as inter-relações e a visão integrada. Neste sentido acredito que a Criatividade venha a tona de forma natural. Abraços a todos.

Larubia disse...

Acho que a grande maioria das pessoas tem um problema conceitual com a inovação. Elas só conseguem enxergaras inova coes de ruptura ou disruptivas, e se esquecem que muitas vezes a soma de pequenas mudanças traz um resultado mais efetivo.
Veja que eu não sou contrario a inovação de ruptura. Ela é fundamental para o desenvolvimento das nações, como Schumpeter já demonstrou a muito tempo. Mas temos que ter a clareza que a busca por essas inovações custa muito dinheiro e embute um risco considerável.
Por esse motivo, concordo com a idéia aqui apresentada, mas entendo que é fundamental que se estabeleça um processo que estimule a busca constante por pequenas melhorias, que se comemore essas melhorias como uma grande vitoria. Isso alimenta o esforço e a criatividade dos envolvidos, acelerando os resultados

Diegus disse...

A pergunta na verdade é, como desenvolver realmente a criativide e estabelecer o processo criativo de fato, se ainda em pleno século XXI,temos visto muitos paradigmas que ainda não foram quebrados e muitas vezes as empresas e até mesmo a sociedade se prende ao clássico e antigo, pois tem receio do novo, mesmo com toda a demanda existente pelo processo criativo, vemos que muitas vezes ele é sufocado, ou pouco estimulado.

A pergunta que deixo para uma possível discussão, é: Como reverter de fato este quadro?

Abraços á todos!

Selênia Menegueti disse...

Hoje em dia, empresas exigem muito essa criatividade, porém muitas delas impedem que seus funcionários coloquem em prática essa criatividade, não aceitam idéias novas, vivem na mesmice e não param de exigir a criatividade. É bem contraditório. O que o Diego diz, é uma realidade, ao meu ver, em cidades interioranas. É incrível como estas empresas sobrevivem, seus funcionários são mau pagos e mau instruidos, muitos são defamados pelas proprias empresas na frente de clientes, é bem triste. Não aceitam que o funcionário seja criativo, e funcionários assim, muitas vezes são dispensados pelas empresas. Criatividade ao meu ver, é de extrema importância antes, hoje e sempre no mercado de trabalho, fazer igual todos fazem, o que chama a atenção é o que faz diferente. Isso é o que importa, até ideias absurdas podem ser analisadas. O que temos hoje e sempre que fazer é aplicar um corretivo nas empresas interioranas e fazer com que notem o quanto é importante a participação da criatividade dentro delas. Abraços à todos!!

Arquivo do blog

Powered By Blogger