Mudança de endereço

Pessoal, informo novo blog:
www.conselheirocriativo.com.br
Nos vemos lá :)

sábado, 28 de março de 2009

O empreendedor e os riscos


Todos os dias lidamos com decisões que envolvem riscos. Muito embora os aventureiros sejam importantes na trajetória da inovação, os empreendedores apresentam um comportamento que traduz o cáculo do risco. Isto é, o empreendedor gosta de jogar, porém quando entende que possui grande chance de ganhar. Esta é uma questão de certa maneira controversa. Gostaria de conhecer sua opinião. Como você decide sobre correr riscos? Vamos compartilhar?

17 comentários:

Anônimo disse...

Sabemos que correr risco faz parte de quaisquer negocio. O grande detalhe é que temos sempre que medir o famoso risco beneficio, ou seja, o quanto isso vale a pena. No meu caso sempre mensuro as oportunidades envolvidas na situação, portanto quando vejo que essa relação é positiva tomo a decisão, sempre olhando os fatores de oportunidades e crescimento.

Rodrigo Ferreira Martins

Anônimo disse...

Na minha opinião, correr risco é um desafio que poucas pessoas estão dispostas a fazê-lo, porém no mundo que estamos vivendo, constantemente nos deparamos com situações que nos obrigam a arriscar... É necessário avaliar as oportunidades e beneficios que ganhará se tudo correr bem...e se a maior certeza é de dar certo... faça acontecer, arrisque-ce e boa sorte... ou melhor, VENÇA.

Érika Carvalho
Engª de Alimentos

Anônimo disse...

Cenários e tendencias do mercado devem ser analisados pelo empreendedor,assim como estar planejado e ter metas definidas. Para em cada tomada de decisão e posicionamento corra riscos calculados, comemorando seus sucessos e vivendo momentos de tristeza com seus fracassos, aprendendo sempre, com humildade e em paz com a sensação do dever cumprido.

Fernando Paro Haddad

Anônimo disse...

Em minha opinião, ser empreendedor não significa correr riscos, e sim ter visão, ou desenvolver esta visão para prosperar, para mudar. Por outro lado, toda mudança depende de uma decisão, você tem duas chances, a de errar ou acertar (sucesso ou fracasso), e o verdadeiro empreendedor sabe que está em constante aprendizado.

Patricia Cardoso Butinhão

Anônimo disse...

Entendo que para ser empreendedor não pode esperar os outros ( governo, parente ) criar coisas novas este é o maior desafio do bom empreendedor partir para solução arregaçar mangas,empreendedor é aquele que cria equipe , delega ,ser otimista é fundamental .


Mauro de Carvalho
30/03/2009

Anônimo disse...

Eu decido sobre correr riscos quando analiso a FOFA (forças e oportunidades, fraquezas e ameaças) do meu negócio no ambiente em que está inserido. Quando vejo mais oportunidades, quando o ambiente está favorável é a hora de arriscar-se, "mergulhar" com vontade e bastante energia para atingir meu objetivo. E com certeza o sucesso aparece para aquele empreendedor que embarca neste processo de aprimoramento contínuo.

Anônimo disse...

Eu decido sobre correr riscos quando analiso a FOFA (forças e oportunidades, fraquezas e ameaças) do meu negócio no ambiente em que está inserido. Quando vejo mais oportunidades, quando o ambiente está favorável é a hora de arriscar-se, "mergulhar" com vontade e bastante energia para atingir meu objetivo. E, com certeza o sucesso aparece para aquele empreendedor que embarca neste processo de aprimoramento contínuo.

Valdirene Argôlo Sarri

Diegus disse...

Os riscos estão aí a nossa frente todos os dias, estão batendo á nossa parte esperando que possamos abri-la.
A vida é um grande risco e não é diferente no mundo emprersarial.
Quando os ricos aparecem, devemos análisa-los, encará-los de frente, planejar e depois só assim nos lançarmos aos desafios.
O empreendedor deve sim aventurar-se, mas nunca ás cegas, sem certezas, devemos conhecer bem o terreno, pra só depois podermos pisa-lo.

Anônimo disse...

Creio que vivemos em uma época onde saber se vamos ganhar é complicado, mas sabemos que temos capacidade para chegar e caminhar com sucesso, sendo que isso muitas vezes depende somente de nós mesmos, por isso não podemos desistir da alternativa "tentar" pois só assim saberemos e chegaremos no final!

Bianca Mancin

Ronaldo Pulhes disse...

Dentre todas as opiniões, aprentemente estamos nas decisões em correr o risco. Fantástico. Vejo em minha vida algo que ocorre quando já decidimos e passamos por agruras. Todo planejamento foi pro espaço. E agora, o que fazer? Devemos estar com energia de sobra para não entregar os pontos e minimizar o estrago. Neste cenário, vai precisar de energia extra para encarar e superar. Dentro desse processo, uma palavra-chave: SUPERAÇÃO. Abraços.

Selênia Menegueti disse...

Ao meu ver é bom correr riscos, mas claro, analisar antes o que está a nossa frente, sem correr riscos não ganhamos experiências e o que pode dar certo pro outro pode não dar pra mim. O grande negócio é analisar o mercado, ver se a hora é propícia e se arriscar, claro que enfrentando todas as barreiras da maneira correta e não apenas ignorá-la.

Silvia Mello disse...

Precisamos encontrar em nós mesmos o espírito empreendedor.Procurar as oportunidades,avaliar o custo financeiro, procurar pessoas que entendam da atividade envolvida no negócio, assim diminuindo os riscos. Pois no mundo dos negócios precisamos trabalhar com boas escolhas, não contar apenas com a sorte!

Silvia Helena Goulart de Mello
Turma 5 Gestão Estratégica de Pessoas - Moura Lacerda

Anônimo disse...

O Brasil é o país com o maior numero de empreendedores e muitos deles sem muitas instruções ou nada mas tem um sonho dentro dele mesmo que o faz ir atras desse sonho e o alcança, enquanto muitas pessoas com instruções mas sem nenhum sonho se aventuram no empreendedorismo e fracassam. A verdade é que todo verdadeiro empreendedor é um grande sonhador e ele vai atras desse grande sonho. Claro que com o passar do tempo ele vai aprendendo e buscando caminhos mais seguros e calculando riscos, mas o certo é que o verdadeiro empreendedor é um sonhador.

Luiz Antonio Pereira Junior

Anônimo disse...

Empreendedor é aquela pesso que sempre busca novos desafios, se surpreende com inovações e está sempre em busca de novos conhecimentos com o objetivo de ser feliz e realizar-se profissionalmente. Erras muitas vezes numa tomada de decisão ou numa nova oportunidade de trabalho, só faz crescer o "espírito empreendedor", portanto o ERRO faz parte do crescimento pessoal e profissional.

Katia Regina R. Santos
Turma 5 GEP Moura Lacerda-2009

Alessandro Pentino Benincasa disse...

Algumas vezes, somos deparados com situações, que temos que escolher em aceitar ou não um desafio, onde nos leva a um certo de risco, é então que devemos calcular os benefícios que podemos tirar dessa situação, ou seja, se compensa correr tal risco. Devemos então realizar uma analise das forças e oportunidades do ambiente com as fraquezas e as ameaças que podemos sofrer. Mas acho que prevalece o ditado popular: “Quem não arrisca, não petisca”.

Priscila Pedroso disse...

Acredito que risco no mundo dos empreendedores são sempre constantes, a vivência e as experiência do dia a dia nós auxiliamos a nos orientar e analisar a que riscos devemos prosseguir ou retroceder, e assim conseguir nossa vitórias na vida de desafios.

Priscila Pedroso

Fernando Ferreira Grillo disse...

Na verdade, a questão de empreendedorismo esta ligada a capacidade do individo avaliar e perceber chance positivas de determinada oportunidade vingar. Já a questão do risco está ligada, por sua vez, ao cacife do empreendedor, pois mesmo se as chances são boas e o cacife é pequeno, inviabiliza a aposta e o empreendedor mesmo percebendo a oportunidade não poderá aproveita-la.

Arquivo do blog

Powered By Blogger