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terça-feira, 17 de março de 2009

Sobrevivência e oportunidade na crise


Muitos empreendedores estão enviando relatos de dificuldades financeiras decorrentes do período de crise que envolveu o planeta, e solicitando idéias do Conselheiro Criativo. Bem, seguem algumas, procurando incrementar as já tradicionais divulgadas na mídia:
1) O foco principal deve ser em vendas:
- Procure identificar novos públicos e novos produtos e serviços. Lembre-se do potencial de consumo das classes economicamente menos favorecidas para produtos de menor valor.
- Idealize e realize promoções criativas. Observei uma sorveteria distribuindo vales-sorvete em escolas O resultado foi um aumento do faturamento decorrente da venda média de mais três sorvetes por vale distribuído. Isso porque alguém tem que levar as crianças para tomarem o sorvete.
- Identifique novos canais de comunicação e faça relacionamento. Acompanhei um restaurante comunicando benefícios aos clientes através do Twitter. Resultado: aumento do faturamento.
- Acompanhe as vendas diariamente. Não deixe cair a peteca da qualidade no atendimento.
2) Mas não se esqueça das finanças:
- Seja disciplinado na gestão financeira, considerando custos, fluxo de caixa, formação de preço de venda e apuração de resultados. As informações ajudarão na tomada de decisões.
- Reduza a zero os desperdícios, que sempre existem.
- Capital de giro: busque informações sobre microcrédito, pode ser uma alternativa viável em sua região.
3) E nem dos estoques:
- Negocie prazos maiores com fornecedores, lembre-se que todos estão interessados em vender;
- Procure trabalhar com baixo volume de estoques e maior frequência de reposição, para que o capital não fique empatado em mercadorias que podem demorar para girar.
4) E sobretudo, não desanime:
- Nas relações societárias procure reduzir as discordâncias e somar esforços para a definição de um plano de recuperação.
- Procure conversar com outros empresários, fazer conexões e acompanhar as tendências em seu setor de atuação. Lembre-se que crises são bons momentos para identificar oportunidades, daí o ideograma crise e oportunidade desse post.
- Acredite demais da conta no seu potencial empreendedor. Ele faz a diferença!

Sugiro também a leitura do manual "Como agir na crise", com boas recomendações. Para acessar a publicação é só clicar aqui.
Em(n) frente!

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