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segunda-feira, 23 de março de 2009

As sutilezas do novo negócio

Sempre que alguém me pergunta “como faço para abrir a empresa?”, procuro direcioná-la para outra pergunta: “como faço para ganhar dinheiro com a empresa?"
Esta pequena variação representa muita coisa. Isso porque antes de se tomar uma decisão de realização de investimentos em um novo negócio, deve-se conhecer as sutilezas a serem consideradas para que os clientes se sintam atraídos pela proposta.
"Mas como as descubro?" É a dúvida que se segue.
Bom, aí é desenvolver uma curva de aprendizagem tendo como base perguntas inteligentes. As fontes principais das informações são as pesquisas e relatos existentes sobre o ramo, fornecedores, potenciais clientes e até concorrentes.
O empreendedor deve então desenvolver este aprendizado, formando o quebra-cabeças que irá permitir uma tomada de decisão consciente sobre o investimento num novo empreendimento.
Esta atividade pode durar meses, ou o tempo necessário para se conseguir dirigir com menor risco de acidente.
Se você quiser receber uma lista com sugestões de perguntas que podem ajudá-lo a pensar sobre seu futuro negócio, é só solicitar para conselheirocriativo@gmail.com
Sucesso!

4 comentários:

Millor Machado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Millor Machado disse...

Olá,
Começar um negócio definitivamente é uma coisa extremamente complexa e que exige que o empreendedor pense em vários fatores, mesmo que nunca existe uma fórmula mágica.
Recomendo a leitura do post: As 11 perguntas para responder antes de começar

São levantadas algumas questões interessantes que podem servir de base para orientar o empreendedor.

Abraços e parabéns pelo post!
Millor Machado

Anônimo disse...

Trabalhei no Sebrae durante 2 anos, fazia estagio como Consultor Júnior, minha função consistia em receber os candidatos a empresários e procurar solucionar dúvidas mais correntes sobre como abrir um negócio. Como gostei muito do que fazia, o Lider da Região, abriu oportunidade para eu fazer diversos cursos para que pudesse prestar um atendimento melhor aos clientes.
Logo que comecei estes Atendimentos Especializados, notei um fato constante em quem buscava orientações do Sebrae, 90% queriam que você respondesse a pergunta se o negócio que iam abrir teria sucesso? como não podia dizer sim ou não, criei uma estratégia simples, perguntava quanto a pessoa ganhava, perguntava se já tinha uma estimativa dos custos fixos, e se qual seria o faturamento de seu concorrente mais proximo, finalmente perguntava quanto ela esperava obter de margem lucro com os produtos que ia comercializar, entre outra informações, cruzava todos os dados e criava uma "Analise de Risco x Possibilidade de Aumentar o Ganho", Era uma análise meio básica, mas funcionou para motivar a abertura de muitos negócios ou para aplicar um pouco de realidade nos sonhos de alguns que não estavam com os pés no chão.

Selênia Menegueti disse...

Uma idéia é fazer uma pesquisa de campo, também é bom fazer o que gosta e juntar com o útil e benéfico, claro que visando o lucro.

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