Mudança de endereço

Pessoal, informo novo blog:
www.conselheirocriativo.com.br
Nos vemos lá :)

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Inovação e gestão do conhecimento

Li o post com este título no blog do Larubia e fiquei fazendo analogias com outros textos que estou estudando. Estou convencido de que a incerteza é uma característica da inovação. E de que a inovação é resultante de processos de aprendizado não lineares. Isto é, é complicado falar em planejamento da inovação. O que se pode fazer é planejar a construção do aprendizado para a inovação. E este planejamento significa estabelecer um propósito, talvez um período de tempo para tensão criativa (mas a que se considerar a incerteza e reformulações no cronograma) e estabelecer as conexões e canais de aprendizado necessários. Quem consegue fazer isso através de articulações organizacionais é o knowledge team.

Parece pouco, parecem recursos muito subjetivos, mas acredito que seja assim mesmo. Lidar com incertezas e inovações significa considerar tudo isso. Em maior ou menor intensidade. Um exemplo: é só olhar as escolas de samba no carnaval. Tudo isso está lá, materializado em energia, brilho, ritmo, movimento e cor. Percebeu?

Um comentário:

Larubia disse...

Porque em uma escola de samba as coisas parecem funcionar mais facilmente? Acho a a resposta é a inexistência de agendas ocultas. Todos têm o mesmo objetivo, ganhar o carnaval. Por isso todos colaboram e confiam uns nos outros. Acho que essa é a questão principal, confiança.

Arquivo do blog

Powered By Blogger