Mudança de endereço

Pessoal, informo novo blog:
www.conselheirocriativo.com.br
Nos vemos lá :)

domingo, 1 de março de 2009

A eficácia do feijão com arroz

Neste mundo de intensa informação sobre tudo, gostaria de chamar a atenção para a simplicidade nas soluções. É a chamada "ciência do feijão com arroz". Existe tanta teoria voltada para empresas e negócios que a gente acaba ficando confuso e construindo sofisticadas soluções (caríssimas) que somente acabam dando certo depois que tudo dá errado e alguém resolve fazer uma desconstrução para simplificar. E aí, incrivelmente, a coisa funciona.
Então por que não começar direto buscando o caminho simples, e depois um outro incremental, e mais outro. Como o passar do tempo poderá até ser criado um sistema complexo. Mas com total compreensão, aprendizado e clareza.
Alguns sinais indicam se estamos complicando o que não é complicável:
- muitas reuniões longas, com diversos temas sendo tratados ao mesmo tempo;
- muita modelagem teórica e pouca prática e conhecimento reais (terceirização da mão na massa);
- equipes sofisticadas e incrivelmente divergentes (desgaste em cima de desgaste);
- muita alegoria e pouco samba no desfile do dia-a-dia da empresa.
Para pensar e simplificar. Pode ter certeza, resultados à vista! E bota água no feijão...

14 comentários:

Anônimo disse...

Oi Renato! Sou fã incondicional da simplicidade nas empresas. Pra mim menos é mais, sem medo do clichê. Afinal, o custo na ponta do lápis sempre mostra uma coisa: eficiência tem a ver com produção focada, sem desvios de atenção. Mas parece que no mundo dos serviços pouca gente sabe definir direito o que faz - no fim, topam fazer de tudo e acabam se dando mal.

Anônimo disse...

Renato,
Não consigo concordar mais com o seu post.
Um outro ponto bem crítico sobre isso é o planejamento estratégico. As empresas gastam uma fortuna para criarem missões e visões memoráveis, capazes de agradar os acionistas, os executivos e até os golfinhos e baleias, mas que são inúteis na maioria das vezes. Isso porque são muito longos e não representam a realidade do funcionário que está na linha de frente.

Parabéns pelo post!

Hugo disse...

Pois os americanos não investiram milhões de dólares na caneta para escrever em gravidade zero, quanto o russo foi lá e levou um lápis ??

Concordo TOTALMENTE com o Millor no ponto dos planejamento estratéticos que visam tudo, menos a realidade do negócio da companhia... E as pessoas nem sempre notam quanto tempo perdem com isso...

Anônimo disse...

Gostei muito do blog e prometo que postarei alguns "cases" para ganhar um pouquinho de consultoria gratuita..... rsrsrs
Sobre a "Ciência do Feijão com Arroz" tenho para dizer que já fui convidado muitas vezes a me calar em algumas reuniões na empresa que trabalhava, simplesmente por discordar de vários sistemas complicadissimos que os A.As. queriam implantar, sempre querendo matar um pernilongo com um missel guiado via satelite disparado por um Stealth.... minha pergunta era sempre a mesma "Em que isso vai facilitar nosso trabalho? e qual beneficio o cliente vai ter realmente com esta mudança?"
Como em várias vezes a resposta não era boa, acabei taxado como "Do contra" e não demorou muito para me convidarem a sair....

Anônimo disse...

Olá Renato
Nossa micro empresa tem 16 anos que vem se mantendo com auxilio de capital de giro. Neste ano temos a intensão de sair do capital de giro e nos manter com as proprias pernas. No entanto com o anuncio da crise, alguns clientes encerraram contratos, outros nao renovaram e aindo outros nao pagaram pelos serviços prestados, alegando crise nas vendas. Entao nos vimos em situação de gritar socorro. O faturamento caiu a ponto de nao poder cumprir com os custos. Estamos com uma grande necessidade de uma ajuda financeira do tipo, emprestimo com carencia para começar a pagar ou algo semelhante… O que você me sugere e como proceder? Maria

Anônimo disse...

Olá Renato

TENHO UMA LOJA DE MAT.DE CONSTRUÇÃO JA FAZ 03 ANOS,ELA JA ERA DE OUTRO DONO +02 ANOS.ATÉ JULHO DE 2008 AS CONTAS ESTAVAM EQUILIBRADAS MAS DELA PARA CÁ DESANDOU TUDO E ESTE MES DE FEVEREIRO MINHAS VENDAS CAIRAM 65% EM RELAÇÃO AO PERIODO DO MES PASSADO.CONCLUZÃO!NÃO ESTOU CONSEGUINDO ONRAR COM OS FORNECEDORES NEM C/O BANCO,POIS TENHO EMPRESTIMOS P/CAPITAL DE GIRO.ESTOU DESESPERADO POIS EM 40 ANOS DE VIDA NUNCA TIVE EXPERINCIA COMO DEVEDOR.ESTOU TRABALHANDO NO LIMITE DE FUNCIONARIOS E SE FICAR SEM COMPRAR,SÓ TENHO MERCADORIA P/+/-03 MESES. Obrigado.

Anônimo disse...

Olá Renato.

Olá,
Tenho uma empresa de festa infantis e preciso de orientação no sentido de organização, pois não consigo ver os lucros, trabalho há dois anos sem retirada somente investindo, já que comecei com a cara e a coragem sem capital de giro…Minha loja tem uma boa clientla , um ótimo atendimento, tenho clientes fiéis, e tudo pra vencer , mas quero saber onde estou errando……Obrigada. Bia

Anônimo disse...

Olá Renato

olá meu nome é andrea campos moraes tenho uma auto peças em sapucaia do sul rs, devido a baixa de vendas em até 60% estou com problemas financeiros e devendo no banco desde que tenho essa empresa sempre fui um bom cliente pagando minhas contas em dia mais como estou com problemas não estou conseguindo honrar as dividas sempre fui correto com os meus fornecedores e nunca fiquei devendo nada a ninguem;só que agora nao sei o que fazer ja nao estou aguentando tanta pressao por parte do banco e o banco mesmo eu ja tendo feito negocios de valor muito mais alto do que devo esta me precionando muito; o que devo fazer ;me ajude;me dem uma ideia;como faço pra adiquirir um emprestimo pra sanar essas dividas sendo que ja devi muito mais do que devo no banco e sempre paguei minhas contas adiantadas eu consigo um financiamento pra sanar as dividas não quero fechar a empresa porque ja obtive muito lucro.agradeço andrea campos moraes

Anônimo disse...

Olá Renato

Boa Tarde,

Estamos precisando de algumas orientações para o nosso estabelecimento que é no ramo de alimentação.
Bem, nos temos um débito muito alto com aluguel e um pouco com 2 fornecedores, e sabendo disso, não sabemos o que acertar primeiro, pois pensamos tambem em fazer uma divulgação dos nossos produto com panfletos em jornais no bairro da cidade para aumentas as um pouco as vendas que cairam muito nesses 2 meses, jan e fev.

Por tanto o que devemos fazer, sabendo-se que não temos possibilidades de pegar um emprestimo, que temos alguns planos de investir mais no estabelecimento?


Obrigado

VJ

Anônimo disse...

Prezado Renato,

Tenho uma marcenaria, tenho sonho de ser um empresário de sucesso pois confio no meu talento e gostaria de contar com a sua ajuda. O que eu faço? Por onde começo? Obrigado. Ismael

Anônimo disse...

Prezado Renato, boa tarde.

Quero abrir uma loja de calçados femininos de aproximadamente 70 m2 e gostaria de saber qual investimento necessario e como calcular o estoque inicial para esta loja. Obrigado. Eduardo

Anônimo disse...

Oi Renato, tudo bem
Concondo totalmente com você, quantas vezes vezes na vida acabamos tentando desenvolver coisas tão diferentes, posso dizer até que "enfeitadas demais", que acabam complicando o simples, deixando o básico feijão com arroz e a praticidade necessária no dia a dia totalmente de lado.
Obrigada por mais uma dica espetacular.
Alessandra

The Creative Adviser disse...

Agradeço os comentários. Estou elaborando posts referentes a idéias para sobrevivência no período de crise e início de um novo negócio.
Abs

Unknown disse...

Renato, tudo a ver!

A genialidade da natureza está na simplicidade...
E ademais tem aquela máxima da ciência da complexidade que diz "complexidade aparente decorrente de simplicidade profunda". Procuro não esquecer disso nunca!

Andei lendo o blog, muito bacana o seu trabalho, parabéns!

Clara Pelaez

Arquivo do blog

Powered By Blogger