Mudança de endereço

Pessoal, informo novo blog:
www.conselheirocriativo.com.br
Nos vemos lá :)

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

O dilema da mudança


Tivemos hoje um interessante debate sobre mudanças, abordando diversos aspectos como riscos, realização, medos e desafios. Lembrando da metáfora do surfista surge a pergunta: afinal como decidir o momento de mudar? Compartilhe aqui suas impressões. Vamos aprender juntos!
Um abraço!

27 comentários:

Alexandre disse...

Olá...como vimos, para existir a mudança precisamos projetar, através da visão, onde queremos chegar.Nem sempre o melhor momento para mudança é aquele que nos sentimos mais seguros,onde o ônus é menor do que o bônus de tal, pois existe um mundo de "ameaças lá fora"...Nem sempre a auto-confiança em nosso próprio potencial apenas, garantirá o sucesso seja em qualquer área de nossas vidas, porém, ao contrário, momentos difíceis sócio-econômicos como o atual, pode ser a grande chance de se mudar, profissionalmente,em um novo negócio, em um setor ainda não explorado. Certa vez escutei "Onde se tem alguém chorando existe sempre o vendedor de lenços".
Para facilitar, sugiro, se me permitem começarmos por coisas cotidianas do dia a dia, como : Quem é destro:Ao escovar e higienizar os dentes, tente utilizar a mão esquerda, e vice versa. Como foi citado em aula, dê aquele "bom dia" a pessoas que nunca lhe dirigem a palavra e assim por diante... "Grandes problemas possuem soluções simples".
Uma casa é construída com, no mínimo, muitos tijolos..Tratemos então a mudança como tijolos, que todos juntos formam a edificação e o objetivo alcançado.

Alexandre

Anônimo disse...

Às vezes nos vemos em situações difíceis para decidir determinadas situações, mas devemos sempre estar pronto para enfrentá-las. Neste momento a decisão para aceita e definir uma mudança se torna difícil, por vários aspectos;
Riscos de uma mudança, seja ela boa ou ruim nem sempre aceitamos, visto que, carregamos de nossos ancestrais esse medo de mudança, mas devemos encarar como um desafio de suma importância em nossas vidas, principalmente se definirmos que este risco é um passo para uma mudança de aprendizado.
A realização desta mudança nos traz experiência para conseguir busca nossa realização em nosso objetivo. Lembrando sempre que para decidir o momento certo de mudar, é preciso encarar os riscos, superar o medo, encarar os desafios e ter em mente a realização desta mudança.
Devemos espelhar ao “Surfista”, correr o risco para se equilibrar-se na prancha vencer o medo ao cair, desafiar a nossa coragem e buscar nossas realizações, para almejar o ponto final que foi planejado (a praia).

A mudança é um risco para os acomodados, mas uma oportunidade para os preparados.


João Alberto – 30-01-2009
Moura Lacerda

Anônimo disse...

Andresa - Moura Lacerda - MBA Controladoria e Finanças.

Acredito que o momento ideal para optarmos pela mudança é quando não sentimos mais o sucesso e sim o fracasso. É no momento que sentimos que estamos nos distanciando de nossas visões, de nossas metas. É nessa hora que devemos refletir e optar por outras possíveis possibilidades e, caso não dê certo de novo, devemos ser persistentes e continuar tentando sempre.

Bjo a todos.

Andresa C Pupo

Anônimo disse...

Boa Noite,

Mudança.

O medo correr riscos bloqueia a invetividade, a liberdade, a ousadia.há inumeras pessoas que travaram sua inteligencia e enterraram seus projetos de vida pelo medo correr riscos.Não são conformista ne coitadistas, eles aumejan escalar seus alvos, mais não ousam.Procuram transforma seus sonhos em realidade, mais se inquietan com os riscos da jornada.
Perdas e frustrações fazem parte da pauta de ricos e miseráveis, intelectuais e iletrados, oque nos diferencia e a forma como lidamos com elas. (CURY, Augusto.codigo da inteligência- a formação de mentes brilhante e a busca pela excelencia emocional e profissional).

Anônimo disse...

Dinalva Crisostomo.MBA-Lacerda

Tema interessante!!!!!!!!!!!!

O momento de mudar é contínuo, pois devemos sempre estar atentos aos ambientes de oportunidade e ameaças, pois são neles que individuo consegue ter uma visão de aproveitar da melhor forma possível, e através deles que procuramos observar as atitudes e ações que estão em nossas voltas.

abraços a todos.

conselheirocriativo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcos Gomes disse...

Diariamente somos obrigados a escolher, decidir e mudar, ou não, o que queremos para o momento seguinte, para o dia seguinte e, por vezes, para uma vida inteira, muitas vezes sob pressão, outras diante de oportunidades que podem transformar a nossa história e outras ainda quando a única alternativa nem sempre é aquela que oferece chance de nos trazer felicidade. Os erros são os maiores aliados do aprendizado e o mundo é um celeiro de oportunidades, cujas escolhas, decisões e mudanças são determinantes para a criação de uma nova perspectiva.

Anônimo disse...

Acredito que em qualquer ocasião, situação, a mudança gera um pouco de medo pois gera escolhas e fica aquela duvida se estamos ou não no caminho certo, envolve riscos e consequencias. Mudar é dificil mas algumas situações é a melhor escolha e acredito que devemos implantar pequenas mudanças no nosso dia-a-dia em gestos e atitudes.

Tais Crosio - Moura Lacerda

Lia disse...

Olá...

Entendo que mudança seja ela boa ou ruim só sabemos depois que acontece, não tem como prever com exatidão o que nos espera, a ansiedade, o inesperado, a incerteza fazem parte desta mudança, quando decidi sair da empresa onde trabalhei durante 10 anos tive medo, medo do que estava cômodo para mim, conhecia as pessoas, meu canto o que fazia e como fazia, quando percebi que ali seria sempre a mesma coisa e que não teria mais crescimento e que para mim já se tornava um tédio resolvi mudar, foi nesta hora que senti um crescimento profissional, quando consegui entrar na empresa onde almejava o trabalho senti um grande calafrio na espinha e um buraco no estomago, e agora? Trabalhar numa empresa maior onde não conheço ninguém, não sei quem serão meus colegas de sala, vou ter que mostrar muito coisa para me garantir, foi a semana mais difícil da minha vida, até perceber que foi a escolha mais certa que fiz, esta mudança me trouxe crescimento, conhecimento e novas conquistas, confesso que não foi fácil mas se não aceitarmos o desafio nunca vamos provar o que será em nossa vida uma mudança.
Beijo e ótima semana..

Lilian - MBA Moura Lacerda.

Anônimo disse...

Mudança... Palavra que traz consigo uma série de sentimentos e sensações: medo, incerteza, insegurança e ao mesmo tempo desafio e possibilidade de conquistar o novo!!! Precisamos saber o que queremos para "corrermos" atrás desse objetivo. E pior que o fracasso acredito que seja não tentar e ficar na dúvida: e se eu tivesse arrisacado, será que teria dado certo? Vamos escolher a melhor onda e bancar essa decisão, assumir esse risco. Quanto mais desapegados formos, mais chance teremos de voar. A consciência da incerteza nos traz energia... Abraço. Cristiane - MBA Controladoria e Finanças - T5

Solange Alves disse...

Olá pessoal,
Mudança é sempre muito complicado dependendo da época e da situação, ela traz insegurança, medo, calafrios etc,etc... Hoje confesso que se tiver que mudar totalmente alguma coisa na minha vida, vou ter medo, mais vou pensar 100 vezes se for preciso,mas com certeza vou enfrentar a situação. Se voce não tem nada a se preocupar a não ser com voce mesma, voce muda de emprego, de casa, de namorado, não importa.
Por isto falo para meus colaboradores que hoje tem em média 20 a 25 anos, aproveitem que estão novos e procurem mudar sempre que tiverem oportunidades, não hesitem, até acertarem.É preciso correr riscos, buscar novas alternativas, ter visão e correr atrás, ser perseverante, porque a responsabilidade que eles tem hoje são com eles mesmos. No caso do surfista ele espera a onda melhor, se ele perder não poderá ter naquele dia outra igual, amanhã poderá ter outras mas talvez não com a intensidade do dia anterior. Esperem... voces não estão pensando que eu nos meados de 50 não posso mudar mais, imagine.. foi o que falei no inicio, com mais medo é claro, mas enfrento e mudo. Beijos pessoal.
Solange Alves- Controladoria e Finanças - 5.turma

Edson disse...

Qualquer momento de mudança requer uma compreensão da visão, devendo esta ser materializada de maneira simples e organizada...O momento ideal para a mudança é aquele em que a percepção da oportunidade será influenciado na crença de que o sucesso não seja alcançado com todas as expectativas, porém devemos ter a certeza de que o espírito empreendedor caracterizado pela inovação, implementação e crescimento foi obtido com êxito, lhe dando a sensação do desapego e da liberdade e o "prazer de voar"...


Edson N. de Castro Paulosso
MBA - Controladoria e Finanças
01/02/2009

Anônimo disse...

Acredito que a mudança deve se dar a partir de um planejamento amplo, que leve em conta as características do contexto em que estamos situados... Porém, planejamento sem ação não produz mudanças efetivas ou reais e, sendo assim, é preciso aliar uma dose de ousadis à receita: algo que nos ajude a acreditar nas apostas que temos e a realizar nossos planos.

Anônimo disse...

Coatuma ser dificil conseguirmos saber o momento certo de mudar pois, como todos devem concordar surgem varios obstaculos a nossa frente quando nos deparamos com situações de mudanças como medo, insegurança, riscos, entre outros mas, devemos levantar a cabeça e enfrenta-los. Nem sempre conseguimos mudar no momento certo mas quem sabe realmente qual é esta momento? Creio que seria quando nossas forças ja estao esgotadas ou ja estamos cansados de tentar fazer sempre o mesmo entao partimos para algo inovador, diferente ai se da o momento da mudança...temos que encarar e ir em frente pois, somente assim conseguiremos saber se estamos no caminho certo e se errarmos, tentaremos novamente...e se deixarmos a oportunidade passar, outras certamente virão, como as ondas do surfista...
Bjs a todos
Carina
MBA Controladoria e Finanças Moura Lacerda

Patricia Fidalgo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patricia Fidalgo disse...

Nem sempre enxergamos ou queremos enxergar a necessidade de mudar, pois a mudança exige coragem e equilíbrio para que depois não haja arrependimentos. As ondas boas sempre passam por nós, e nossa escolha deve se basear nos momentos atuais, ou seja, como estamos nos sentindo em relação ao emprego, a satisfação pessoal (estou sendo reconhecido?), a vida cotidiana.
A mudança acontece primeiro na pessoa e depois no ambiente a qual está inserida.

Patricia Fidalgo
MBA Controladoria e Finanças - turma 5
Moura Lacerda

Anônimo disse...

Ola pessoal! como abordado e discutido o assunto sobre mudanças:
Nós seres humanos por mais que buscamos informações conhecimentos, não sabemos o momento ideal p/ buscarmos mudanças, pois podemos deixar passar a oportunidade boa, imaginando que virá outra melhor. O conhecimento e aprendizado, nos proporciona a tomarmos as decisões com mais conciência e menos medo, como o exemplo citado do surfista, onde ele fica aguardando o momento p/ pegar a melhor onda em seu pensamento, mas isso pode não acontecer, e o mesmo pode ser surpreendido, ocasionando uma queda mas com espirito de confiança, ele levanta ergue a cabeça e pega outra onda, podendo atingir ao objetivo.

MBA Controladoria e Finanças 5º turma
Claudinei Duarte

Unknown disse...

Muitas empresas querem inovações, mas não mudam o jeito de planejar e executar suas ações. Até que ponto realmente querem resultados diferentes? Fazer as mesmas coisas, dia após dia, e esperar resultados diferentes é um grande equívoco.
O ser humano em sua maioria tende a resistir a mudança. É mais prático e cômodo deixar as coisas como estão a ter que passar por todo um processo de mudança e adaptações. Poucos são aqueles que aceitam prontamente novas idéias e contribuem com novas atitudes.
A sociedade brasileira quer políticos melhores, éticos, verdadeiros e eficazes, mas continua a fazer as coisas do mesmo jeito, com pouco envolvimento na escolha dos seus representantes.
Como conscientizar as pessoas que elas têm nas mãos o poder de concretizar a mudança?
Segundo Einstein, os maiores problemas que temos não poderão ser resolvidos no mesmo estado de pensar que os criaram. Se muitos refletissem sobre isto, as ações seriam mais coerentes e o mundo seria melhor.
Mudanças geram medos, porém medos geram mudanças.
As pessoas podem relutar temporariamente em sair de sua zona de conforto e aceitar tais mudanças, mas no fim das contas esta é a maneira mais eficaz de evoluir e ter progresso.

Luana Cherri
MBA Controladoria e Finanças – Turma 5
Moura Lacerda

Re Moreto disse...

Olá turma.... Como vimos este desejo de mudança é encorajado em organizações e em pessoas que cultivam um clima favorável a novas idéias.
Geralmente não é desenvolvido em organizações com cultura conservadora.
Organizações e pessoas com este perfil desafiam a situação atual numa busca constante por melhorias, gerando novas idéias para atuar com maior eficiência.
Pontos-chave para o desafio desse dilema é estar Disposto a mudar idéias ou percepções a partir de novas informações; possui mente aberta para maneiras de fazer as coisas que sejam diferentes de sua própria perspectiva e encorajar outros a alinharem suas ações às mudanças.

Unknown disse...

Mudança...se não houvesse mudança não surgiriam novos caminhos, novos conceitos e novos inventos. Mudar é preciso principalmente quando não temos opção.O ser humano não gosta de mudanças por isso na maioria da vezes muda quando é preciso ou obrigado assim perpetuando seus decendentes e costumes.

Enquanto uns choram outros vendem leço!!!!
Romulo Avila Controladoria e Finanças 5ª turma

Anônimo disse...

A mudança muitas vezes representa para o indivíduo uma ameaça, uma quebra de uma rotina, uma criação de uma zona de desconforto, enfim abala sua estrutura. Portanto, as empresas devem preparar seus colaboradores de maneira adequada para aceitar as mudanças de forma positiva, fazendo entender que aquilo a princípio pode ser incômodo, mas vai benefícios a seu trabalho. Entendo que a mudança faz parte da vida de todos e que aparece constantemente nos mais diversos momentos.

Kely Severo 02/02/2009 Moura Lacerda

Rose disse...

Rose
Olá ... Toda mudança gera uma insegurança ,um certo receio do novo, gerado pela falta de domínio da situação, acredito que todos somos capazes de assumir novos desafios basta termos muita força de vontade e objtivos a seguir.

Rose Belli-Moura Lacerda

Anônimo disse...

Olá!
Parabéns ao blogueiro por instigar pessoas a se manifestarem...
Mudanças geralmente vêem precedidas de fortes necessidades ou desejos. Mas, para que ocorram realmente, há a necessidade de determinação e coragem. Vontade de mudar acredito que muitos têm. Contudo, coragem para realizá-las é para poucos. E é isso que torna o sucesso algo intangível para muitos. Mudança e coragem andam lado a lado. Desejo sucesso aos que estão tentando mudar!
MBA em Controladoria e Finanças - Turma 5 - Moura Lacerda

Anônimo disse...

Mudança, uma palavra popular nos dias de hoje, mas pouco praticada no seu verdadeiro âmbito. Para que a mudança aconteça de fato não é necessário somente vontade, desejo, imaginação inovadora, entre outras fantasias que muitos tem, é sim querer mudar realmente, ter foco no que se quer mudar, não fantasiar e acreditar que tudo vai mudar e sim por a mão na massa com coragem, dedicação e trabalho duro para que se consiga implantar uma mudança que traga bons frutos, pois existem mentes conservadoras que estão sempre passando uma rasteira nos inovadores e esses muitas vezes de alto escalão acabam boicotando projetos fantásticos. Não basta também só implantar uma mudança, é necessário acompanhá-lá, cuidar dela para que não atrapalhe ao invés de melhorar, além de ter que ser contínua, melhorar todos os dias, não simplesmente "mudou isso" e ponto final. É necessário estudar todas as possibilidades, todos os impactos, todos os pontos fortes e fracos, o ambiente externo e o interno, para que se possa ter a real idéia do que vai representar tal mudança, muitas idéias fantásticas acabam em nada por não serem devidamente projetadas, quando não atrapalham o que já existe. É isso, mudar parece simples, mas não é bem assim é um processo tão complexo quanto qualquer outro e tão importante quanto é necessário.

Anônimo disse...

Mudança, uma palavra popular nos dias de hoje, mas pouco praticada no seu verdadeiro âmbito. Para que a mudança aconteça de fato não é necessário somente vontade, desejo, imaginação inovadora, entre outras fantasias que muitos tem, é sim querer mudar realmente, ter foco no que se quer mudar, não fantasiar e acreditar que tudo vai mudar e sim por a mão na massa com coragem, dedicação e trabalho duro para que se consiga implantar uma mudança que traga bons frutos, pois existem mentes conservadoras que estão sempre passando uma rasteira nos inovadores e esses muitas vezes de alto escalão acabam boicotando projetos fantásticos. Não basta também só implantar uma mudança, é necessário acompanhá-lá, cuidar dela para que não atrapalhe ao invés de melhorar, além de ter que ser contínua, melhorar todos os dias, não simplesmente "mudou isso" e ponto final. É necessário estudar todas as possibilidades, todos os impactos, todos os pontos fortes e fracos, o ambiente externo e o interno, para que se possa ter a real idéia do que vai representar tal mudança, muitas idéias fantásticas acabam em nada por não serem devidamente projetadas, quando não atrapalham o que já existe. É isso, mudar parece simples, mas não é bem assim é um processo tão complexo quanto qualquer outro e tão importante quanto é necessário.

Daiane da Silva
MBA Controladoria e Finanças

Anônimo disse...

Quantas vezes nos vemos em situações de mudança, onde devemos tomar decisões, que nem sempre são fáceis? Mas precisamos escolher um caminho. Em geral, temos várias alternativas, mas a de ficar parado ou deixar a decisão por conta da sorte, é a que custa mais caro no final.

Estive relendo um livro no mês passado. O título é "Quem mexeu no meu queijo?" e o livro estava esquecido na minha escrivaninha, quando por acaso me deparei com ele. O livro fala sobre mudanças, principalmente aquelas relacionados à obrigatoriedade de se deixar uma situação de confortável, em busca de algo novo, uma vez que o que tínhamos como seguro e real, deixou de existir.

Uma das coisas mais certas com relação ao futuro é que ele condiciona uma mudança da realidade. A partir disso, pergunto-me: quantas vezes nos preparamos para tais mudanças?

Uma das dicas que o livro é que o primeiro passo para sair de uma situação desconfortável é que acreditar que a mudança e uma nova realidade são possíveis. E uma das características mais limitantes ao sucesso nos dias de hoje é a capacidade de se adaptar e prever para onde estaremos indo.

As oportunidades batem sempre à porta, e, na maioria das vezes, não estamos preparados para receber tais visitas. E elas se vão como chegaram, sem deixar qualquer sinal de sua passagem. Podemos estar deixando ir a solução que tanto estamos procurando. Pensem nisso.

Abraço a todos!

Marcelo Bonin
MBA Controladoria e Finanças
Centro Universitário Moura Lacerda

Anônimo disse...

Boa tarde prof. Renato, eu havia encaminhado o meu comentario e tinha visualizado o mesmo e agora em uma nova pesquisa verifiquei que meu comentario não se encontra. isso pode acontecer?

Claudinei Garcia Duarte
Pós Controladoria e Finanças
5º turma

Arquivo do blog

Powered By Blogger