Que utilidade tinha uma espada Samurai (Katana) bem equilibrada e afiada, ou um elaborado método de combate, se o guerreiro que deveria estar preparado para enfrentar a cada dia a morte não havia desenvolvido uma plataforma interior estável e capaz de agir e reagir conforme as circunstâncias? A postura e consciência de momento que o guerreiro medieval necessitava desenvolver para o combate e manter-se vivo é a mesma que um executivo ou empreendedor modernos precisam para tomadas de decisão em um mundo cada vez mais dinâmico. No Japão o “caminho” de desenvolvimento desta postura proativa e equilibrada chama-se Haragei que é composto de dois conceitos integrados, o “Conceito do Centro” (Hara) e o “Conceito da Energia Intrínseca” (Ki). Um complementa o outro.
O Conceito do Centro (Hara) é relacionado a uma postura equilibrada que mesmo em um ambiente turbulento mantém a calma e consciência. É ter o espírito semelhante à superfície de um lago que reflete perfeitamente a Lua. Com o desenvolvimento do Centro (Hara) o indivíduo em momentos de grandes desafios consegue ter uma visão plena do ambiente e tomar decisões mais coerentes e efetivas. Em relação sinérgica com o Centro (Hara), o Conceito da Energia Intrínseca (Ki) traz a força motriz que materializa os pensamentos em ações, que une e influencia corpos distantes, que pode ser usada com agressividade ou delicadeza. Um guerreiro com um golpe de espada podia cortar ao meio um capacete de aço ou uma simples folha ao vento, um Líder moderno motiva sua equipe para a busca de resultados em um ambiente desafiador integrando razão (metas, objetivos, indicadores) e paixão.
Como o Haragei é composto da união do Centro (Hara) e Energia (Ki), é necessário que ambos existam para que ele materialize seu potencial. Executivos/empreendedores em posição de liderança que possuem muita energia mas sem uma postura equilibrada, não são capazes de atingirem objetivos em ambientes turbulentos e dinâmicos pois perdem a coerência em suas decisões. O contrário também é uma verdade, executivos/empreendedores que possuem uma postura equilibrada mas que não têm energia suficiente não conseguem materializar seus planos em ações práticas.
Quando o Haragei é transposto de uma visão do indivíduo para a de uma equipe (empresa) seu poder aumenta. Neste contexto o “Centro Individual” transforma-se em um “Centro Social”, o Centro (Hara) passa a englobar todos os indivíduos da equipe aumentando a Energia Intrínseca (Ki).
O desenvolvimento do Centro (Hara) e da Energia Intrínseca (Ki) é um caminho possível para qualquer individuo ou equipe. O Centro (Hara) é desenvolvido buscando-se o autoconhecimento e respeito por todos os seres, a noção de que para cada lado positivo existe o negativo, para o ponto forte o fraco, que os fatos da vida são oportunidades de aprendizado e são os desafios os melhores mestres para o crescimento. No caso da Energia Intrínseca (Ki), ela não precisa ser desenvolvida pois existe naturalmente em todos os lugares, o que é necessário para usar seu poder é canalizá-la com foco e determinação, como faz um feixe de raio laser. Um exemplo empresarial de falta de foco é a diversificação de investimentos, para alguns é uma maneira de preservar o capital e diminuir o risco, mas considerando o Conceito da Energia Intrínseca (Ki), pode representar uma perda de potencial. Um guerreiro no momento de um golpe expõem partes do corpo pois canalizou a energia para um ponto de ataque, o Tigre quando sai da tocaia para abater a presa fica vulnerável (texto enviado pelo Rodrigo D.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário